Candidata a Diretoria de Projetos: Laura Gabrieli Pereira da Silva
ISOC BRASIL – ELEIÇÕES 2025 | CANDIDATURA
(i) Nome completo: Laura Gabrieli Pereira da Silva
(ii) Cargo Pretendido: Diretoria de Projetos
(iii) Currículo resumido:
Resumo
Profissional experiente em temas de governança da Internet e políticas aplicadas à Internet. Atuação reconhecida na comunidade de governança da Internet desde 2019, além de ter experiência na comunidade global de jovens atuantes na área. Tem sólida formação em questões envolvendo história, funcionamento e atuação técnica em temas de Internet. Possui habilidades estratégicas em tomada de decisão, produção de conhecimento, gestão de projetos e articulação com stakeholders, aliando expertise técnica atualizada a um sólido conhecido histórico das pautas.
COORDENADORA Internet Society - Capítulo Brasil | Remoto | 2023 – Presente
● Co-coordenadora do GT de Responsabilidade de Intermediários da ISOC Brasil, mantendo uma agenda contínua de reuniões e atividades desde 2023 em frente a um grupo diversificado de profissionais e interessados na área;
● Co-coordenação do desenvolvimento de uma análise de impacto sobre políticas de regulação de plataformas no Brasil, sistematizando a metodologia da ISOC e elaborando um relatório disponível em português, espanhol e inglês;
● Co-coordenação da elaboração de um webinar internacional sobre o responsabilidade de intermediários, auxiliando em questões organizativas e o orçamentárias, além do contato com equipe;
● Atuação na elaboração de participações da ISOC em processos consultivos, internos e externos, como o Policy Framework da ISOC Global e o a Consulta Pública do CGI sobre regulação de plataformas;
● Representei a organização em mesas-redondas, atuando como co-coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Responsabilidade de Intermediários e como uma referência de confiança entre membros respeitados da comunidade de Governança da Internet no Brasil.
LÍDER DE PROJETOS, PESQUISADORA SÊNIOR E ANALISTA POLÍTICA FGV Comunicação - Rio de Janeiro | Brazil, Remote | 2023 – Presente
● Estruturação, desenvolvimento e coordenação do atual projeto principal da instituição. Desde julho de 2024, liderança de uma equipe de 16 pesquisadores na análise do debate público em redes sociais e suas implicações em questões de policy.
● Gerenciamento da comunicação direta com clientes e supervisiono oito pesquisadores dedicados, garantindo a entrega de produtos de alta qualidade e o alinhamento com stakeholders.
● Divulgaçção de resultados de pesquisa para jornalistas na mídia impressa nacional, sendo posteriormente citada em reportagens.
● Atuação na prospecção de projetos e financiadores em fóruns internacionais, realizando apresentações e participando de conversas bilíngues em inglês e espanhol.
PESQUISADORA Vero Institute | Remoto | 2022 – 2023
● Especialista em relações governamentais, com atuação estratégica em advocacy para a regulação de plataformas digitais e liberdade de expressão;
● Desenvolvimento de conteúdos educativos sobre letramento político para as eleições gerais de 2022, distribuídos nacionalmente por meio do chatbot do WhatsApp do Tribunal Superior Eleitoral.
- Elaboração da proposta de renovação e de outros materiais relevantes para um projeto de proteção contra assédio judicial.
● Modelagem e análise de dados de pesquisas sobre comportamento online e consumo de informação política, com foco em liberdade de expressão e segurança digital.
● Coorganização e moderação de uma sessão presencial no IGF Etiópia sobre desinformação ambiental e desenvolvimento sustentável.
PESQUISADORA Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife (IP.rec) | Remoto | 2022 – 2023
● Organização e condução de uma mesa-redonda no modelo Chatham House sobre tecnologias de realidade virtual e aumentada na educação.
● Liderança no mapeamento e resposta a consultas públicas de organizações nacionais e internacionais de governança da Internet, incluindo a FCC e a Comissão de Juristas sobre Regulação da IA no Brasil (CJSUBIA).
● Moderação e participação como palestrante em eventos de Governança da Internet, com reconhecimento pela capacidade de oratória, articulação de conhecimento e networking.
● Aplicação de técnicas de bibliometria e revisão sistemática da literatura para mapear tecnologias de realidade virtual e aumentada, utilizando análise e processamento de dados em R.
FELLOW - | - | 2019 – 2024
● Participação em nove eventos de Governança da Internet nos últimos cinco anos, incluindo IGF Japão, Netmundial, IGF Etiópia e LACIGF La Paz.
● Mentoria de 30 jovens profissionais por meio do Programa Nacional de Fellowship Juvenil do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), sendo reconhecida como mentora na edição de 2023.
● Recomendação, a pedido direto dos organizadores, e apoio à representante juvenil que discursou na cerimônia de encerramento do IGF Japão, auxiliando na preparação geral, elaboração do discurso e apresentação.
● Seleção para duas escolas presenciais de Governança da Internet, no Brasil e na América do Sul, além de recente atuação na organização do IGF Lusófono em Cabo Verde
Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) (2015-2022)
- Mestrado em Ciências Sociais, 2 anos cursados
- Bacharelado em Ciências Sociais, 5 anos cursados
- Licenciatura em Ciências Sociais, 5 anos cursados
- Universidade de Santiago de Compostela (2016)
- Programa de intercâmbio em Ciência Política, one semestre cursado
Main public projects: ● Relatório de Impacto “Regulação de plataformas no Brasil”, financiado pela Internet Society ● Democracia Digital, financiado pela Embaixada da Alemanha no Brasil ● Sala de Democracia, financiado pela NED ● Avaliação de Impacto da Responsabilidade da Internet no Brasil, financiado pela Internet Society Foundation ● Política Pública e Legislação sobre Tecnologia VR/AR, financiado pela Meta ● Projeto Confirma (o botão para confirmar um voto nas urnas eletrônicas do Brasil), financiado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ● Projeto Cala Boca Já Morreu, financiado pela Open Society Foundations
Formação Certifications/Licenses.
- Toefl C1 Level (2023)
(iv) Motivação para candidatura:
Ao longo da minha atuação na ISOC Brasil nos últimos 3 anos, dos quais dois foram como co-coordenadora do GT de Responsabilidade de Intermediários, pude aprender muito sobre a organização, tanto em sua atuação nacional quanto global. Através das atividades e projetos realizados, pude reafirmar meu compromisso e minha valorização pelo papel fundamental desempenhado pela ISOC, cuja expertise técnica, sempre atualizada, e conhecimento fundacional têm sido relevantes, especialmente no contexto contemporâneo. Tive a oportunidade de coordenar e desenvolver atividades conjuntas que me motivaram a aprofundar essa relação de contribuição mútua com a organização, agregando minha experiência como coordenadora de projetos no GT e na FGV.