A Internet Society (ISOC) é uma organização global sem fins lucrativos, fundada em 1992, que atua para manter a Internet como um recurso público, aberto, globalmente conectado, seguro e confiável. Sua missão se concretiza por meio de uma comunidade internacional composta por membros, grupos temáticos e capítulos locais, que trabalham em diferentes regiões para promover políticas, capacidades e cooperação técnica alinhadas a esses princípios.
Para tanto, propicia a interação com governos, empresas e entidades em geral para adoção de políticas em relação à Internet que estejam de acordo com seus princípios: uma rede aberta e universalmente acessível, dando apoio à inovação, à criatividade e às oportunidades comerciais.
A seguir destacam-se dentre as principais linhas de atuação:
- facilitar o desenvolvimento aberto de padrões, protocolos, gestão e infraestrutura técnica da Internet;
- suportar/apoiar a educação nos países em desenvolvimento especialmente e onde existir demanda;
- promover desenvolvimento profissional e construir comunidades para ampliar a participação e a liderança em áreas importantes para o desenvolvimento da Internet;
- prover informação confiável sobre a Internet;
- prever fóruns de discussão em assuntos que afetam a evolução, desenvolvimento e os usos técnicos, comercial, empresarial etc da Internet;
- fomentar a cooperação internacional e o intercâmbio entre comunidades e culturas, promovendo a autodeterminação;
- centralizar/facilitar os esforços de cooperação em prol da Internet como uma ferramenta benéfica de todos;
- prover gestão e coordenação para iniciativas estratégicas e esforços de disseminação humanitária, educacional da sociedade, dentre outros contextos;
Além da atuação em políticas públicas e desenvolvimento de capacidades, a ISOC integra o ecossistema de padronização aberta da Internet e mantém uma relação histórica de apoio institucional ao IETF, contribuindo para a sustentabilidade de processos que viabilizam padrões e protocolos interoperáveis.
A instituição possui mais de 100 escritórios locais (Chapters), e mais de 100 mil membros individuais e organizacionais espalhados pelo mundo.
ISOC Brasil
A ISOC Brasil é o Capítulo Brasileiro da Internet Society e reúne mais de 1.200 membros distribuídos por todo o país. Essa comunidade é plural e multissetorial, integrando pessoas e organizações da comunidade técnica envolvidas no desenvolvimento e na operação da Internet, da sociedade civil dedicada ao debate público, do setor empresarial ligado à infraestrutura e a serviços digitais, e de comunidades acadêmicas que pesquisam a evolução da Internet e seus impactos sociais e econômicos.
O Capítulo atua como ponte entre os princípios globais defendidos pela ISOC e os desafios concretos do ecossistema brasileiro, promovendo diálogo qualificado, produção de conhecimento, articulação comunitária e incidência em temas estruturantes para uma Internet aberta, resiliente e orientada a direitos. Essa atuação se dá com independência e autonomia, podendo, quando pertinente, assumir posições complementares às da organização global, em função do contexto institucional e regulatório do Brasil.
A participação na ISOC Brasil está aberta tanto a membros individuais quanto a organizações.
Para saber como se filiar, critérios e procedimentos, bem como conhecer as modalidades de participação, consulte as páginas de Membros Individuais e de Membros Organizacionais.
A composição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, com informações de mandatos e histórico, está disponível na página própria de Diretoria e Conselho Fiscal.
Além disso, você pode acompanhar atuação concreta do Capítulo e participar das frentes temáticas em andamento, seja trabalho dos Grupos de Trabalho (GTs) e as iniciativas em curso na agenda de Projetos. A lista consolidada de GTs e atividades está disponível em “Grupos de Trabalho, e a página de Projetos reúne resultados e atualizações das iniciativas desenvolvidas pela ISOC Brasil.