ISOC Brasil é selecionada para compor a Câmara Temática do Plano Nacional de Inclusão Digital do MCOM
A ISOC Brasil (Capítulo Brasileiro da Internet Society) tem a honra de anunciar que foi oficialmente selecionada pelo Ministério das Comunicações (MCOM) para integrar a Câmara Temática de Oferta, que contribuirá diretamente com a elaboração do Plano Nacional de Inclusão Digital (PNID). Nossos representantes neste importante grupo, do qual o capítulo fará parte, serão Milena Cramar, como titular, e Nathan Paschoalini, como suplente.
- Milena Cramar é Advogada e pesquisadora. Mestranda em Direitos Humanos no PPGD/UFPR. Sócia no Rodrigues e Bettega Advogados Associados. Atuou como pesquisadora-consultora no desenvolvimento da Estratégia Nacional de Conectividade Significativa, projeto da iniciativa Local Networks. Integra os Grupos de Trabalho de Conectividade Significativa e Responsabilidade de Intermediários da ISOC Brasil.
- Nathan Paschoalini é Advogado, formado bacharel em Direito e mestre em Direito e Inovação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Co-coordenador do Grupo de Trabalho de Conectividade Significativa da ISOC Brasil.
A notícia foi divulgada nesta quarta-feira, 3 de setembro de 2025, como parte da construção colaborativa do Plano, uma iniciativa do Governo Federal que visa mapear e promover a inclusão digital para brasileiros que ainda se encontram sem acesso à internet.
A Câmara Temática de Oferta terá um papel crucial na discussão dos alicerces técnicos e estruturais da inclusão digital no país. Os debates se concentrarão em temas essenciais como infraestrutura de conectividade (backbone, backhaul e última milha), qualidade da conexão, segurança cibernética e acesso a equipamentos terminais. A atuação da ISOC Brasil se alinha com a missão do Capítulo de garantir uma Internet aberta, globalmente conectada, segura e confiável para todos.
A reunião de instalação das Câmaras Temáticas está agendada para o próximo dia 15 de setembro. A partir de então, a ISOC Brasil, ao lado de outras entidades, trabalhará ativamente na formulação de propostas que ajudem a construir um Plano Nacional de Inclusão Digital eficaz.
Recebemos esta nomeação com grande senso de responsabilidade e reforçamos nosso compromisso em colaborar para um Brasil onde o acesso universal e significativo à internet seja uma realidade para todos.