08 Novembro 2025

ISOC Brasil realiza side event sobre criptografia em Córdoba - Argentina

No dia 5 de novembro de 2025, a ISOC Brasil realizou uma atividade especial no YouthLACIGF 2025, na Universidad Nacional de Córdoba, com o tema “Criptografía: entre la práctica cotidiana y sus desafíos contemporáneos”(Criptografia: entre a prática cotidiana e seus desafios contemporâneos). A iniciativa buscou aproximar os debates técnicos e regulatórios sobre criptografia das realidades do Brasil e da região, reforçando sua importância para direitos, segurança digital e inclusão.

 

Com mediação de Laura Pereira (ISOC Brasil), o painel contou com:

  • Thobias Prado Moura (ISOC Brasil)
    Trouxe uma introdução histórica e técnica à criptografia e discutiu o contexto jurídico brasileiro, incluindo debates no STF e casos internacionais como FBI vs. Apple. Alertou sobre riscos de retrocessos via backdoors e a necessidade de políticas públicas transparentes.

  • Ana Bárbara Pereira (Instituto IRIS)
    Apresentou a perspectiva regional do Mercosul e a importância da criptografia para proteção de grupos vulneráveis. Destacou que enfraquecer criptografia não melhora a investigação de crimes e pode aumentar riscos para jornalistas, ativistas e vítimas de violência.

  • Lucas Lago (Instituto Aaron Swartz)
    Defendeu o “conhecimento funcional” de criptografia para formuladores de políticas e sociedade. Utilizou exemplos didáticos — como provas de conhecimento zero e o esquema de compartilhamento de segredos de Shamir — para ilustrar aplicações práticas.

O debate reforçou a criptografia como ferramenta essencial para a segurança, a privacidade e a confiança na Internet, especialmente diante de novos desafios como expansão de dados, inteligência artificial e vigilância digital.

 

 

Após o painel, Lucas Lago conduziu um workshop prático inspirado no projeto Codifica Kids, demonstrando conceitos de criptografia utilizando cadeados, chaves e simulações de tráfego de rede.

Os participantes vivenciaram:

  • Comunicação insegura e ataques intermediários

  • Criptografia simétrica e seus limites na troca de chaves

  • Criptografia assimétrica e assinaturas digitais

  • Demonstração de criptografia ponta a ponta como combinação de sigilo e autenticidade

A dinâmica tornou tangíveis elementos técnicos fundamentais para a segurança digital.

 

Encerrando a manhã, o Programa Youth Brasil realizou uma atividade imersiva coordenada por Marcelo Oliveira, com roda de conversa e construção de um mosaico multissetorial da governança da Internet.

Participantes identificaram seus setores, áreas de atuação e desafios, visualizando as interdependências entre sociedade civil, governo, academia, comunidade técnica e setor privado. 

 

A ISOC Brasil agradece aos parceiros, participantes e organização do YouthLACIGF. Seguimos promovendo conhecimento, inclusão e a defesa de uma Internet aberta, segura e confiável para todas as pessoas na América Latina.

A atividade foi transmitida em espanhol e está disponível no canal da ISOC Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=L4iGhqlx9gc