05 Janeiro 2022

Comissão Eleitoral anuncia as candidaturas homologadas para eleições de 2021-2022

Texto escrito por Giovana Michelato, Presidente da Comissão Eleitoral

Em nome da Comissão Eleitoral, anunciamos os candidatos que estão aptos para concorrer aos cargos de Vice-presidente e Diretor de Projetos da ISOC Brasil nas Eleições 2021-2022:

- Raquel Fortes Gatto, candidata a Vice-presidente.  

Dra. Raquel Gatto é advogada e doutora em Direito pela PUC/SP. Atualmente é responsável pelo Departamento Jurídico do Núcleo de Informação e Coordenação do NIC.br. Atuou como Gerente Senior de Políticas Públicas na Internet Society (ISOC). Foi fundadora e diretora da Sociedade da Internet no Brasil até 2014, e membro do Comitê Assessor Multistakeholder para o Fórum de Governança da Internet da ONU. 

Segunda ela, suas motivações ao apresentar sua candidatura para a Vice-Presidência da Sociedade da Internet no Brasil são garantir o compromisso de contribuir no desenvolvimento e fortalecimento da entidade. Sua carreira profissional e acadêmica se entrelaçaram nos últimos 20 anos, ambas alimentadas pela curiosidade nos mecanismos de poder na Internet, a natureza, princípios, atores e procedimentos relacionados com a evolução da Internet. 

Para acessar o currículo completo, clique aqui. Dra. Raquel ainda afirma que:

"Fiz parte dos esforços de rejuvenescimento da ISOC Brasil, e já participei da Diretoria da ISOC Brasil (2010-2014). Além disso, fiz parte do corpo de funcionários da Internet Society por mais de 7 anos. Neste sentido, tenho a condição privilegiada de já acompanhar a trajetória da própria entidade com a qual compartilho os valores e a missão, e possuir uma visão abrangente quanto ao contexto na qual se insere para propor caminhos estratégicos no futuro. Espero continuar contribuindo mais proximamente nesta nova posição, juntamente com os demais membros da Diretoria, alicerçando novos patamares para a ISOC Brasil."

-------

- Pedro de Perdigão Lana, candidato a Diretor de Projetos. 

Pedro é membro do conselho do Youth Standing Group da Internet Society (até o final de 2021) e foi ISOC Youth Ambassador para o IGF 2019. É também parte do conselho do Creative Commons Brasil (até o início de 2022), secretário do Instituto Observatório do Direito Autoral e pesquisador do Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial. Suplente do Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual. Advogado e professor de ensino superior, na área de direito empresarial e legislação aplicada à informática (ISULPAR). Organizador do XII, XIV e XV CODAIP, do 5º e 6º Youth LACIGF e do IGF Youth Summit 2021. 

Para acessar o currículo completo, clique aqui

Segundo ele, suas motivações partem da sua atuação prévia no ambiente de governança da Internet há alguns (poucos) anos, vindo de um espaço que o estimula e que sempre o cativa mais. Pedro está saindo do conselho do Youth Standing Group da Internet Society, mas não queria abandonar completamente quadros mais institucionalizados e tem o desejo de sair do ambiente jovem (afinal, ele já está com quase 30 anos), razão pela qual se interessou muito em participar do Capítulo Brasileiro. Pedro conhece algumas das pessoas que fazem parte da atual gestão do Capítulo Brasileiro e tem muito apreço por elas, não só a nível pessoal como de respeito pelas suas capacidades e valores. Ele afirma que é um excelente caminho para continuar seu engajamento no ecossistema de governança da Internet. 

Seguindo o cronograma eleitoral, as cédulas para votação online serão enviadas para os membros votantes a partir de 27 de janeiro de 2022.