14 Abril 2022

Defenda a Internet, impeça a fragmentação

Texto publicado pela Internet Society em função de recentes discussões relacionadas à guerra na Ucrânia, confira a versão original

A Internet está enfrentando uma ameaça sem precedentes. À medida que a guerra na Ucrânia evolui, governos, empresas e outras organizações estão considerando sanções visando impedir a invasão da Rússia que prejudicariam a Internet global.

No curto prazo, as pessoas perderão o acesso a um salva-vidas crítico para sua segurança e a obtenção de informações precisas. No longo prazo, ações que minam a natureza apolítica da rede dividiriam a Internet em linhas geopolíticas e alterariam irreversivelmente a Internet que conhecemos hoje.

Não podemos deixar que a Internet se torne um peão da geopolítica. Politizar as decisões sobre o funcionamento interno da Internet estabelece um precedente perigoso que nos coloca no caminho mais rápido para uma "splinternet" - uma Internet artificialmente dividida em fronteiras políticas, econômicas e tecnológicas. Os efeitos podem ser irreversíveis, abrindo a porta para mais restrições em todo o mundo.

A Internet Society, uma comunidade global de membros e capítulos em mais de 105 países e territórios, apela a governos, empresas e organizações em todo o mundo para garantir que:

  • A governança técnica cotidiana da Internet não seja politizada. O gerenciamento e as operações da infraestrutura da Internet, incluindo os sistemas de atribuição de nomes, endereçamento, roteamento e segurança, devem permanecer apolíticos.
  • As sanções não interrompam o acesso e uso da Internet. Sempre que necessário, os regimes de sanções devem oferecer isenções para garantir o serviço contínuo da infraestrutura da Internet.

Devemos proteger a Internet aberta e globalmente conectada e responsabilizar governos e provedores de serviços por suas ações. Assegurar uma das melhores ferramentas da humanidade para resolver os desafios globais é responsabilidade de todas as pessoas, especialmente em tempos de crise.