08 Abril 2014

Demi Getschko no Hall da Fama da Internet

Nosso vicepresidente, Demi Getschko, acaba de ser escolhido pela Internet Society para o Hall da Fama da Internet. É o primeiro brasileiro a receber esta honraria -- um orgulho para o Brasil e para nossa ISOC-BR. Abaixo está a apresentação do Demi no Hall da Fama:

INTERNET Hall of Fame GLOBAL CONNECTOR
Demi Getschko

Getschko, um participante central da equipe que estabeleceu a primeira conexão com a Internet para o Brasil, é membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde a sua criação em 1995 e foi o contato administrativo para o ccTLD ".br" desde 1989. Desempenhou um papel fundamental na definição do sistema brasileiro de nomes de domínio e na definição das regras que regem o registro brasileiro. De 1972 a 1986 Getschko ocupou diversos cargos na Universidade de São Paulo, de estudante ao corpo docente e profissional de TI. Foi gestor do Datacentro da Fapesp, fundação estadual que desempenhou um papel central na rede acadêmica brasileira, de 1986 a 1996. Deixou a Fapesp para tornar-se diretor de tecnologia da Agência Estado, serviço de um grande jornal brasileiro, onde ele estava envolvido no planejamento estratégico, com foco na evolução tecnológica que afeta a indústria da informação com o advento da Internet. Em 2000 e 2001 ele atuou no iG (Internet Group), um provedor gratuito de Internet no Brasil, como chefe de tecnologia e vicepresidente de tecnologia. Getschko foi indicado em 2005 para o Conselho Diretor da ICANN pelo forum da ICANN que trata dos nomes de domínio de país (ccTLDs). Em 2007, foi reeleito e serviu até junho de 2009.

Demi possui licenciatura, mestrado e doutorado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de São Paulo, Brasil. Atualmente é Professor Associado em Arquitetura de Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ele também é membro do Conselho do CGI.br e diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Fonte: http://internethalloffame.org/inductees/demi-getschko