27 Dezembro 2017

Encontro de Capítulos LAC 2017: questionário sobre a situação da Internet na região

A ISOC Brasil estará representada no Encontro de Capítulos da América Latina e Caribe, que acontecerá um dia antes do LACIGF, no Panamá.

Como subsídio para as discussões, nove perguntas sobre a situação da Internet na região foram encaminhadas:

Trust
1. Quais são as tendências em seu país sobre criptografia? Considere compartilhar informações de qualquer incidente ou o impacto de uma decisão em seu país.
2. Quais são os mecanismos e incentivos que existem em seu país para incentivar as empresas e organismos públicos a tomar medidas para prevenir e mitigar as vulnerabilidades com a adoção de criptografia? Há alguma lei ou outra norma para tratar da segurança e / ou criptografia?
3. O que pensa pode ser feito para promover a adopção de medidas Cryptography todas as várias partes interessadas?

Redes Comunitárias
4. Quais são as tendências em seu país sobre o acesso a comunidades rurais, remotas ou isoladas? Considere compartilhar informações de qualquer incidente ou o impacto de um decisião em seu país.
5. Quais são os mecanismos e incentivos que existem em seu país para incentivar empresas ou organismos públicos que fornecem conectividade nessas áreas comunidades rurais, remotas ou isoladas? Existe alguma lei ou outra norma para tratar do direito à comunicação em comunidades tradicionais?
6.O que pensa que pode ser feito para promover a adoção de modelos alternativos de acesso todoslos múltiplas partes interessadas?

Bloqueios de Internet
7. Quais são as tendências em seu país a respeito de filtragem ou bloqueio de conteúdo da Internet? Considere o compartilhamento de informações de qualquer incidente ou o impacto de uma decisão em seu país.
8. Existe qualquer lei, ordem judicial ou outro padrão de lidar com restrições ou limitações sobre o conteúdo da Internet? Considere explicar o impacto para a Internet e para os usuários.
9. O que pensa pode ser feito para evitar o bloqueio ou filtragem por todas as múltiplas partes interessadas? 

Há um documento disponível em https://docs.google.com/document/d/1IxTJAqzb_5i4HYienVVKqVSO53UnymRWL0Iy11w4bto/edit?usp=sharing para que os membros contribuam com respostas até o dia 19 de julho, daqui a uma semana.

Participem!