Uma medida em debate na Anatel pode viabilizar cobranças em dobro na Internet, tanto do usuário que demanda uma informação ou serviço como do provedor que oferece este conteúdo. A política de "compartilhamento de custos" (também chamada de “network fee” ou de “fair share”), e que nós preferimos chamar de "Pedágio na Internet", é uma tentativa das grandes operadoras de telecomunicações que operam no Brasil para exigir mais financiamento para seus negócios.
Além de trazer sérios impactos para todo o ecossistema de uma Internet livre, a proposta afeta consumidores, mercados e a inclusão digital. Pensando nisso, em parceria com o ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade), lançamos um repositório de conteúdos para que você possa acompanhar mais sobre a discussão e participar do debate.
Vamos dialogar com a Anatel para entender melhor a política de compartilhamento de custos e reforçar como essa medida traz inúmeras desvantagens para o ecossistema digital.
Acesse aqui e saiba mais: https://www.pedagionainternet.com.br/
Esse repositório de conteúdos explica os impactos dessa proposta em termos de danos ao consumidor, violação da neutralidade da rede, fragmentação da Internet, concentração de mercado e outros, assim como a ausência de competência legal da Anatel para regular tal assunto.
Além disso, na próxima quinta-feira, dia 14/9, a partir das 18h, ao vivo no Youtube, vamos promover um debate online e aberto sobre os contornos desse cenário e os impactos para a Internet do Brasil. Participe através deste link!