10 Setembro 2023

Entenda a proposta de ‘Pedágio na Internet’ e como ela pode interferir no ecossistema digital!

Uma medida em debate na Anatel pode viabilizar cobranças em dobro na Internet, tanto do usuário que demanda uma informação ou serviço como do provedor que oferece este conteúdo. A política de "compartilhamento de custos" (também chamada de “network fee” ou de “fair share”), e que nós preferimos chamar de "Pedágio na Internet", é uma tentativa das grandes operadoras de telecomunicações que operam no Brasil para exigir mais financiamento para seus negócios. 

Além de trazer sérios impactos para todo o ecossistema de uma Internet livre, a proposta afeta consumidores, mercados e a inclusão digital. Pensando nisso, em parceria com o ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade), lançamos um repositório de conteúdos para que você possa acompanhar mais sobre a discussão e participar do debate. 

Vamos dialogar com a Anatel para entender melhor a política de compartilhamento de custos e reforçar como essa medida traz inúmeras desvantagens para o ecossistema digital.

Acesse aqui e saiba mais:  https://www.pedagionainternet.com.br/ 

Esse repositório de conteúdos explica os impactos dessa proposta em termos de danos ao consumidor, violação da neutralidade da rede, fragmentação da Internet, concentração de mercado e outros, assim como a ausência de competência legal da Anatel para regular tal assunto.

Além disso, na próxima quinta-feira, dia 14/9, a partir das 18h, ao vivo no Youtube, vamos promover um debate online e aberto sobre os contornos desse cenário e os impactos para a Internet do Brasil. Participe através deste link!