24 Janeiro 2013

Escritório Brasileiro

INTRODUÇÃO

 

A ISOC (Internet Society) é uma associação sem fins lucrativos, criada em 1992, com atuação internacional, que tem por objetivo promover liderança no desenvolvimento dos padrões Internet, bem como fomentar iniciativas educacionais e políticas públicas ligadas à rede mundial entre computadores.

Para tanto, propicia a interação com governos, empresas e entidades em geral para adoção de políticas em relação à Internet que estejam de acordo com seus princípios: uma rede aberta e universalmente acessível, dando apoio à inovação, à criatividade e às oportunidades comerciais.

A ISOC, por exemplo, oferece amparo financeiro e administrativo para o IETF, responsável pelas diretrizes de funcionamento e padrões da Internet. Destacam-se dentre as principais linhas de atuação:

  • facilitar o desenvolvimento aberto de padrões, protocolos, gestão e infra-estrutura técnica da Internet;
  • suportar/apoiar a educação nos países em desenvolvimento especialmente e onde existir demanda;
  • promover desenvolvimento profissional e construir comunidades para ampliar a participação e a liderança em áreas importantes para o desenvolvimento da Internet;
  • prover informação confiável sobre a Internet;
  • prever fóruns de discussão em assuntos que afetam a evolução, desenvolvimento e os usos técnicos, comercial, empresarial etc da Internet;
  • fomentar a cooperação internacional e o intercâmbio entre comunidades e culturas, promovendo a autodeterminação;
  • centralizar/facilitar os esforços de cooperação em prol da Internet como uma ferramenta benéfica de todos;
  • prover gestão e coordenação para iniciativas estratégicas e esforços de disseminação humanitária, educacional da sociedade, dentre outros contextos;

A instituição possui mais de 90 escritórios locais (chapters), 38 mil membros individuais e 80 membros organizacionais espalhados pelo mundo.

(Fonte: www.isoc.org)

 

O ESCRITÓRIO BRASILEIRO

 

Em 1998, foi fundado o primeiro Escritório Brasileiro da ISOC, que exerceu um papel importante no nascimento da Internet no Brasil, mas tornou-se inativo nos últimos anos.

Atualmente, iniciamos o processo de reativação do escritório com a intenção de prover um espaço nacional para a interação direta entre múltiplos atores da sociedade: acadêmicos, representantes do setor privado, membros do governo, usuários da Internet, etc.

Para tanto, convocamos aqueles interessados em participar do Escritório Brasileiro da ISOC a acessar o menu "Cadastro" e preencher o formulário de inscrição. Em breve, será aberta a discussão entre os cadastrados para definirmos os próximos passos da ISOC Brasil.

Participe!

 

CADASTRO E CONTATO:

Envie um email para info@isoc.org.br

 

 

ESTATUTO SOCIAL

 

APOIO

 

O NIC.br apoia financeira e operacionalmente o Escritório Brasileiro da ISOC, no início de suas atividades.

O projeto tiwa do Instituto NUPEF hospeda este sítio Web.

 

DIRETORIA EXECUTIVA (2018)


FLÁVIO RECH WAGNER
Diretor Presidente

DEMI GETSCHKO
Diretor vice-presidente

RODRIGO REGIS DOS SANTOS
Diretor Financeiro

ANTONIO MARCOS MOREIRAS
Diretor Secretário

CARLOS ALBERTO AFONSO
Diretor Sem Designação Específica

FLAVIO MARCELO CAVALCANTE BANDEIRA DO AMARAL
Diretor Sem Designação Específica

RICARDO ALAN KARDEC LOIOLA
Diretor Sem Designação Específica


Conselho Fiscal:

LUIZ JULIÃO BRAGA FILHO
THIAGO MARINELLO
RICARDO THEIL