10 Novembro 2022

II Encontro de Redes Comunitárias de Internet - Políticas Públicas de Acesso

Está chegando! O "II Encontro de Redes Comunitárias de Internet - Políticas Públicas de Acesso" acontece nesta quinta e sexta-feira (10 e 11 de novembro) para debater o futuro das redes comunitárias de internet e o projeto de lei que institui a inclusão digital nos municípios. O encontro reunirá representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), autoridades políticas, entidades que defendem a universalização do acesso à internet e lideranças de redes comunitárias de todo o pais. Serão debatidas as experiências com redes de internet comunitária no Brasil, que estão transformando a realidade de populações excluídas digitalmente em diversos estados, principalmente em localidades da zona rural, comunidades tradicionais e periferias das grandes cidades.

Serão debatidas as experiências com redes de internet comunitária no Brasil, que estão transformando a realidade de populações excluídas digitalmente em diversos estados, principalmente em localidades da zona rural, comunidades tradicionais e periferias das grandes cidades. Mas ainda há ajustes legais a serem superados na esfera pública, além da necessidade de um marco regulatório que favoreça a utilização da infraestrutura de telecomunicações para atendimento das políticas pública e sociais sem fins lucrativos.

Essa será uma oportunidade única de buscar soluções conjuntas para tornar o ambiente regulatório mais favorável às políticas públicas e sociais de acesso, como as redes comunitárias, telecentros e cidades digitais - explica Marcelo Saldanha, presidente do Instituto Bem-Estar Brasil (IBEBrasil), um dos organizadores do evento.

O evento acontece no Novotel São Paulo Center Norte (Av. Zarki Narchi, 500 - Vila Guilherme).

Uma organização realizada pelo IBEBrasil, Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Internet Society (ISOC), Internet Sociecy - Capítulo Brasil (ISOC Brasil), Coalizão Direitos na Rede (CDR), Association for Progressive Communication (APC) e Rhizomatica.