29 Janeiro 2013

ISOC Brasil na Campus Party Brasil 2013!

No mês que celebramos 1 ano de vida, recebemos um presentão: estar na Campus Party Brasil 2013!  

Trata-se de um dos maiores eventos na área de tecnologia e inovação, que reunirá um público estimado de 8000 pessoas, majoritariamente composto de jovens empreendedores, cientistas e "geeks". Ao longo de cinco dias, são transmitidas palestras, debates e oficinas que tornam o evento um pólo de conhecimento tecnológico e compartilhamento de experiências. 

A convite do NIC.br, que são os curadores responsáveis pelo conteúdo da trilha de Segurança e Redes, organizamos um dia de atividades e palestras no Palco Arquimedes.

Dia 30 de janeiro de 2013, será o DIA DA ISOC BRASIL na CPBR6!!

Confira nossa agenda com pioneiros da Internet no Brasil, especialistas de diversas áreas e muita gente envolvida em construir a nossa rede!

E tem mais!

A organização da Campus Party Brasil forneceu ingressos de cortesia para garantir que todos os membros estivessem presente no evento e se tornem verdadeiros campuseiros.

Para todos que nos ajudaram, em especial ao NIC.br, à Campus Party e a nossos associados voluntários, nosso MUITO OBRIGADO!

Esperamos que o evento seja um sucesso e acompanhe no Campus Channel!!

Local do Evento:

Anhembi Parque, São Paulo, SP
Av. Olavo Fontoura 1209 (ao lado do Campo de Marte), Santana
http://www.campus-party.com.br/2013/onde-e-como.html

Agenda:

Quarta-feira, 30 de janeiro

10:00 – 11:00  ABERTURA: Ecossistema da Internet

PALCO ARQUIMEDES

Descrição: Você sabe quem controla a Internet? Pois é, a resposta deveria estar na ponta da língua: Ninguém! A Internet é para todos e cabe a todos os envolvidos cuidarem dela. Como arranjar isso? As palavras chave dessa comunidade são colaboração e coordenação. E o resultado é o que podemos chamar de Ecossistema da Internet, um rol de entidades com competências específicas, participação ampla de diversos setores, que conversam entre si para promoverem padrões abertos e defenderem o desenvolvimento benéfico da Internet!

Palestrantes: Carlos Afonso, Demi Getschko e Cassio Vecchiatti

 

11:15 – 12:15  Repercussões do novo Tratado Internacional de Telecomunicações

PALCO ARQUIMEDES

Descrição: Telefone é coisa do passado depois da Internet, não é? Ah, isso não é bem assim. Você já pensou como a Internet chega até sua casa, como os bits e bytes são transmitidos? A infraestrutura de telecomunicações é fundamental para que haja conexão à Internet. Entretanto, os serviços que acessamos na Internet, como e-mail, chat, redes sociais, sites, vídeos etc, são outra coisa bem diferente, outra camada. A independência das camadas precisa ser mantida, não se podem confundir os papeis. E se cada pedaço fosse controlado por regras próprias e um controlador tivesse poder de decidir o que pode ou não ser acessado? E se você ficasse restrito a navegar só em um “pedaço”? E que tal pagar pedágio na infovia? Parece absurdo, mas há quem queira que seja assim. Será que isso está próximo de acontecer? Em dezembro do ano passado, o Brasil assinou o novo Tratado Internacional de Telecomunicações que traz uma resolução específica sobre a Internet. Neste painel, vamos entender o que o texto traz na prática e qual será sua efetividade para os usuários brasileiros.

Moderador: Carlos Afonso (ISOC Brasil)

Palestrantes: Everton Frask Lucero (Itamaraty), Sergio Alves Junior (Anatel) e Wardner Maia (ABRINT)

 

14:30 – 15:30  Marco Civil da Internet: uma lei que pode mudar sua vida na rede!

PALCO PRINCIPAL

Descrição: O projeto de lei nº 2126 já recebeu alguns apelidos, de "Marco Civil da Internet" à "Constituição da Internet", e deve ser votado pelo Congresso Nacional ainda em 2013! É um grande avanço para brechas da nossa legislação no que diz respeito à Internet, mas traz muitos interesses em jogo e, consequentemente, há controvérsias. O painel trará especialistas que abordarão a regulação legal da Internet sem o juridiquês nem letras miúdas. Entenda o que pode afetar de fato na sua vida, e ao final responda: que Internet você vai defender?

Moderadora: Raquel Gatto (ISOC Brasil)

Palestrantes: Deputada Manuela D’Avila, Demi Getschko (NIC.br/CGI.br), Guilherme Almeida (Ministério da Justiça) e Carlos Affonso Pereira de Souza (CTS/FGV-Rio)

 

15:45 – 16:45  Neutralidade da rede: mantenha a Internet aberta!

PALCO ARQUIMEDES

Descrição: Você conhece algum serviço inovador na Internet? Algum negócio que tenha começado pequeno e se tornado um grande sucesso? Certamente! A Internet é propícia à inovação, aos novos negócios e às novas tecnologias! Uma das propriedades que a faz ser assim é chamada neutralidade. Significa que os provedores não bisbilhotam nos pacotes de dados, não os filtram, nem escolhem o que anda mais rápido ou mais devagar. Assim, qualquer um pode inventar novas aplicações e novos negócios, sem ter de pedir permissão a ninguém, pois todos os pacotes são iguais para a rede! Mas, e se não houvesse neutralidade? Por que alguém iria querer isso? Venha descobrir nesse painel!

Palestrantes: Carlos Afonso (ISOC Brasil), Eduardo Fumes Parajo (ABRANET) e Alexander Castro (SINDITELEBRASIL)

 

17:00 – 18:00  Neutralidade da rede: aspectos jurídicos

PALCO ARQUIMEDES

Descrição: As garantias aos direitos fundamentais do cidadão previstas em diversas constituições, inclusive no Brasil, encontram lugar de destaque nas recentes discussões das regulamentações da internet. Expostas no Brasil em maior intensidade com as discussões envolvendo o Marco Civil da Internet, e internacionalmente com o novo Tratado Internacional de Telecomunicações, neste painel abordaremos como o principio da neutralidade da rede pode afetar importantes direitos e garantias legais e constitucionais, além do próprio funcionamento da internet como a conhecemos atualmente.

Palestrantes: Vitor Hugo das Dores Freitas (ISOC Brasil), Augusto Marcacini (OAB/SP) e Márcio Mello Chaves (AlmeidaLaw)

 

20:30 – 21:30  Open-Stand – A importância de um processo aberto e inclusivo para o desenvolvimento de padrões tecnológicos

PALCO ARQUIMEDES

Descrição: Você conhece o movimento dos padrões abertos, OpenStand? IEEE, W3C, Internet Society, IETF e IAB, entidades líderes no desenvolvimento de padrões tecnológicos fincaram a primeira bandeira! Assinaram uma declaração na qual confirmam a importância de um conjunto de princípios compartilhados e onde estabelecem um paradigma moderno para Padrões Abertos Globais. Os princípios de "Open-Stand” são baseados no eficiente e eficaz processo de padronização que transformaram a Internet e a Web em plataformas propícias à inovação e ao comércio sem fronteiras. Neste painel, representantes dessas instituições falarão sobre a importância do processo aberto no desenvolvimento dos padrões tecnológicos.

Moderador: Flavio Amaral (ISOC Brasil)

Palestrantes: Christian O'Flaherty (ISOC), Edson Gomi (IEEE) e Yasodara Córdova (W3C) 

 

21:45 – 22:45  IETF – Como os padrões tecnológicos da Internet são definidos e como você pode participar

PALCO ARQUIMEDES

Descrição: Você conhece os bastidores da rede? A Internet Engineering Task Force é uma entidade que cria padrões tecnológicos e melhores práticas usados na Internet, de tudo aquilo que roda desde o momento que nos conectamos. É uma comunidade aberta e qualquer indivíduo disposto a colaborar pode participar. Nesse painel você entenderá como a IETF funciona, as principais áreas de padrões em desenvolvimento e como você pode contribuir.

Moderador: Flavio Amaral (ISOC Brasil)

Palestrantes: Frederico Neves (NIC.br), Julião Braga e Thiago Marinello (Padtec)