04 Outubro 2021

ISOC participou do painel "A Criptografia e seu Papel na Sociedade"

O painel a foi realizado em cooperação entre a ISOC Brasil e a SBC - Sociedade Brasileira de Computação, através de sua Comissão Especial de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais, como parte da programação do XXI SBSeg - Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais.

O painel foi transmitido através do canal do YouTube da SBC na terça-feira, dia 05 de outubro, às 10:45 horas. Para ter acesso à apresentação e biografias completas dos integrantes do painel, clique aqui.

Este painel debateu as questões associadas à criptografia tanto do ponto de vista técnico quanto jurídico. Qual o papel da criptografia para a sociedade? Quais os limites técnicos nas determinações judiciais que temos observado? Quais as ameaças existentes? Qual o melhor caminho a seguir? Para debater questões como estas, o painel foi composto por nomes de grande relevância e com atuações complementares:

  • Prof. Ricardo Dahab, Professor da área de Criptografia e DPO da UNICAMP
  • Prof. Mário Alvim, Professor da área de privacidade da UFMG
  • Prof. Paulo Rená da Silva Santarém, Consultor Sênior da ISOC Brasil, pesquisador da área do Direito
  • André Ramiro, Diretor e co-fundador do Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife (IP.rec)

Moderadores:

  • Profa. Michele Nogueira (CE-Seg/SBC e UFMG)
  • Prof. Flávio Rech Wagner (ISOC Brasil)

Esta iniciativa conjunta da ISOC Brasil e da SBC está associada ao movimento de defesa da criptografia que terá uma expressão global no dia 21 de Outubro de 2021 – Global Encryption Day.

Assista a gravação completa aqui: