07 Abril 2022

Morre Tadao Takahashi, co-fundador da ISOC Brasil, aos 71 anos

A ISOC Brasil, capítulo brasileiro da Internet Society, consternada, tem o triste dever de comunicar o falecimento de Tadao Takahashi, co-fundador e um dos grandes líderes de nosso capítulo.

Tadao Takahashi foi fundamental para o planejamento e implantação da Internet no Brasil e um apoiador fundamental das iniciativas da sociedade civil no desenvolvimento da Internet brasileira. Em 2017, foi o segundo brasileiro eleito ao Hall da Fama da Internet, promovido pela Internet Society.

Como fundador e ex-diretor da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), Takahashi iniciou uma das primeiras redes acadêmicas no Brasil, e foi uma força motriz no esforço de coordenação com outras redes acadêmicas nacionais para estabelecer uma espinha dorsal que viria a se tornar a fundação da Internet brasileira. 

Enquanto estava na RNP, Takahashi se tornou um dos primeiros defensores de uma abordagem bottom-up e inclusiva para o gerenciamento/desenvolvimento de redes quando forjou um dos primeiros modelos multissetoriais de governança da Internet.

Takahashi era engenheiro da computação e linguista, e membro fundador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Entre 1988 e 1996, ele criou e foi o coordenador-geral da Rede Nacional de Pesquisas do Ministério da Ciência e Tecnologia (RNP/MCT) e, entre 1999 e 2003, foi também coordenador-geral do Programa Sociedade da Informação da Presidência da República.

Confira abaixo um vídeo falando sobre suas contribuições à Internet: