29 Abril 2023

Novo Membro organizacional | Instituto Aaron Swartz

O Instituto AARON SWARTZ, fundado em 13 de setembro de 2022, é o mais novo membro organizacional da ISOC Brasil.

O Instituto é constituído sob a forma de associação civil sem fins lucrativos, criado com a missão de inspirar, resgatar, conectar e potencializar ciberativistas, programadores e entusiastas do movimento Open Source, do conhecimento livre e da ciência aberta a seguirem movendo as estruturas da sociedade por um mundo mais justo e igualitário.

Além disso, o Instituto tem como missão atuar na pesquisa e difusão de conhecimento acerca dos direitos digitais e individuais nas redes, trabalhando por uma Internet mais livre, plural e segura para as pessoas com utilização autônoma e consciente. Entre os principais eixos estão a defesa da liberdade e privacidade na Internet, da neutralidade da rede e da ciência aberta. Além disso, o Instituto promove o respeito à autonomia do usuário e a transparência das organizações públicas e privadas em ambientes digitais.

 

Mas, quem foi Aaron Swartz?

Nascido em 8 novembro de 1986 em Chicago, nos Estados Unidos da América, Aaron Swartz passou a infância e juventude estudando programação por influência de seu pai, proprietário de uma companhia de software. Ele era o filho mais velho de uma família de origem judaica.

Foi programador, escritor, ativista político e hackerativista, defensor da Internet livre e criador de mecanismos de compartilhamento de dados. Nesse sentindo, metade de sua vida (13 anos), foi dedicada ao ativismo digital — fator  marcante no estímulo ao uso de tecnologias abertas e livres, no compartilhamento do conhecimento e na difusão de ideias que permitissem o livre acesso à informação.

Para conhecer um pouco mais sobre o Instituto, acesse suas redes: https://institutoasw.org