16 Novembro 2022

Novos membros organizacionais | IRIS

Instituto de Referência em Internet e Sociedade (IRIS) é um centro de pesquisa independente e interdisciplinar fundado em 2015, que é dedicado a produzir e comunicar conhecimento científico sobre os temas de Internet e sociedade, bem como a defender e fomentar políticas públicas que avancem os direitos humanos na área digital.

Em toda a sua atuação, o IRIS busca qualificar e democratizar os debates sobre Internet, sociedade e novas tecnologias ao trazer insumos científicos aos usuários da Internet e aos diferentes setores que compõem a sociedade: governo, sociedade civil, setor privado, comunidade técnica e acadêmica. 

Orientado pela defesa e fortalecimento dos direitos humanos na área digital, o IRIS visa levar seus materiais de referência como contribuição ao debate público. Assim como a ISOC, a organização também acredita que a incidência por uma Internet democrática, aberta e livre é amparada pelo conhecimento cientificamente embasado, por relatórios, estudos nacionais e internacionais e pelo diálogo com os pares. 

A ISOC Brasil e o IRIS foram parceiros no projeto “Privacidade é segurança: comunicando a importância da criptografia para todos” (2020-2021). O projeto visava a conscientização sobre a importância de uma criptografia forte para a segurança dos usuários e também sobre os riscos de seu enfraquecimento para diversos setores. Foi desenvolvido com o apoio da ISOC Brasil e financiado pelo programa Beyond the Net” da ISOC Foundation.

Além disso, em junho de 2021 foi possível oferecer de forma gratuita o curso "Criptografia e Sociedade: técnica, regulação e prática", uma parceria entre a ISOC Brasil e o IRIS. Nele, foram abordados conceitos técnicos fundamentais sobre criptografia, aspectos regulatórios sobre o debate e uma capacitação prática no uso de ferramentas básicas para auto-proteção criptográfica. Para saber mais sobre, acesse esse link!


Para conhecer um pouco mais sobre o IRIS é só acessar o site: https://irisbh.com.br/