14 Abril 2022

Plano de Ação 2022 da ISOC Brasil

O documento completo está disponível online aqui.

Este plano dá continuidade às ações bem-sucedidas do capítulo brasileiro dos últimos anos, bem como traz novas temáticas em debate no Brasil, tal como o combate à desinformação (PL “Fake News”) que ganha maior relevância neste ano eleitoral.

Nossa estratégia para conseguirmos avançar de forma consistente e produtiva, em múltiplas direções que serão demandadas em 2022,  continua estruturada em dois eixos:

  • O alinhamento temático para aproveitamento da mobilização estratégica e conteúdo produzido pela Internet Society, em diversas dimensões tais como: ação política ("advocacy"), capacitação e treinamento, projetos de implementação de conectividade, eventos, webinars. Em particular, a ISOC Brasil tem realizado ações bem-sucedidas em responsabilidade de intermediários, redes comunitárias e criptografia. 
  • O fortalecimento de nossas parcerias com muitas entidades e alianças/coalizões. Em 2021, trabalhamos em conjunto com IRIS, CEPI/FGV, Instituto Bem Estar Brasil, NIC.br, Nupef, TODXS Brasil, IP.rec, Instituto Liberdade Digital, SBC, Twitter Brasil, ISOC Portugal, APC, Rede de Pesquisa em Governança da Internet e Youth LACIGF. É nossa intenção continuarmos a trabalhar com estas entidades em 2022 e também alavancarmos novas parcerias.

Uma grande parceria, sem dúvidas, é aquela que temos com a Internet Society. Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com as equipes regional e global da ISOC, colaborando em seus múltiplos esforços e trazendo para o Brasil muitas oportunidades de atuação em seus projetos estratégicos, para benefício de nossos membros e parceiros.

Também continuaremos atuando fortemente em alianças regionais e globais, como a AC-LAC – Aliança da Criptografia na América Latina e Caribe e a GEC – Global Encryption Coalition. 

Nosso grande desafio, ao desenharmos e executarmos este Plano de Ação, é mantermos a tendência de aumento da visibilidade e da relevância da ISOC Brasil junto à sociedade brasileira, através de uma ação política mais intensa e efetiva, ao mesmo tempo em que aumentamos nossa influência no debate sobre as políticas públicas relacionadas à Internet.

Para atingirmos este objetivo maior, e executarmos o amplo conjunto de ações previstas em nosso Plano de Ação, contamos com o engajamento e diversidade de competências de nossos quase 1000 membros, todos unidos em torno de nossa missão em defesa de uma Internet aberta, globalmente conectada, segura e confiável.

Como sempre, estamos abertos às contribuições de nossos membros, não apenas na condução das ações já previstas no Plano de Ação 2022, mas também propondo novas atividades e trazendo a nós questões que devem merecer nossa atenção, seja para uma ação política, seja para o desenvolvimento de novas atividades técnicas.