05 Dezembro 2018

Projeto da ISOC Brasil foi finalista do Chapterthon 2018

É com muito orgulho que anunciamos que o projeto da ISOC Brasil ficou em segundo lugar no Chapterthon 2018, compondo a relação de três finalistas com projetos de Benin (1º lugar) e do Afeganistão (3º lugar). O resultado foi anunciado ontem, dia 4/12, durante o evento online InterCommunity promovido pela ISOC. Vejam a notícia no portal da ISOC.

É motivo de enorme satisfação que o projeto da ISOC Brasil tenha ficado entre os três projetos finalistas, selecionados dentre 40 projetos submetidos por capítulos de todos os continentes.

Para o resultado, contou também o número de votos que nosso projeto recebeu de membros da ISOC de todos os países. Certamente os votos dados por nossos membros brasileiros da ISOC tiveram grande importância. Por isto, muito obrigado a todos vocês!

O que é o Chapterthon? É uma maratona anual da Internet Society, da qual todos os capítulos podem participar, desenvolvendo um projeto dentro de um cronograma limitado e de um orçamento bem restrito, para atingir um objetivo comum para o desenvolvimento da Internet. Em 2018, o tema do Chaperthon foi a Internet das Coisas. Mais informações estão aqui.

O projeto brasileiro, intitulado "InspetorNet", teve por objetivo o desenvolvimento de um dispositivo de IoT para apoiar pequenos provedores e redes comunitárias a fornecerem um melhor serviço para a sociedade, especialmente em regiões que não oferecem a infraestrutura adequada. O dispositivo ajuda a monitorar e prever problemas potenciais devidos a condições ambientais e problemas com a rede elétrica. Realimentação será coletada com o monitoramento da efetividade do dispositivo e uma publicação será desenvolvida com licença Creative Commons e tornada disponível a todos os interessados.

Vejam o vídeo que apresenta o projeto brasileiro aqui. Os vídeos apresentando os projetos de todos os capítulos estão aqui.

Parabéns ao Thiago Marinello, que propôs e liderou o desenvolvimento do projeto, e à equipe de membros da ISOC Brasil que se engajaram no projeto!