18 Setembro 2019

Redes Comunitárias - Por que saber o que é?

Esse é a quinta postagem da nossa série. O autor dessa postagem é o Pollyanna Rigon Valente, membro da ISOC Brasil. Há um vídeo, tratando do tópico e a seguir um pequeno texto.

A ideia de comunidade com certeza é muito mais antiga que nós, certo? Atualmente vemos em muitos âmbitos da nossa sociedade muitos modelos de negócios compartilhados e/ou promovidos em comunidade, buscando obter melhores resultados para os indivíduos. Não surpreende a área de acesso a informação e uso de tecnologias também esteja neste ramo.

Então, o que são Redes comunitárias?

Formas de integrar a comunidade buscando levar o acesso à informação e/ou a tecnologia para dentro da comunidade.

Um fator importante de ser levado em consideração é que normalmente ao se pensar Redes Comunitárias, pensamos em acesso à Internet, o que nem sempre é uma verdade absoluta. A Rede Comunitária tem o objetivo de ser adaptada a realidade da comunidade que muitas vezes é compartilhamento de informações interna, meios de comunicação entre a própria comunidade e assim por diante, nem sempre dependendo exclusivamente do acesso à internet propriamente dito.

Outro ponto a ser considerado é a necessidade pela comunidade, afinal, construir uma rede é um trabalho de equipe, desde quem consegue verificar a demanda da comunidade até quem irá instalar e configurar os equipamentos necessários para a rede se formar.

Participar da criação de uma rede pode preparar as pessoas da comunidade não apenas para prover o acesso a informação, do qual estão buscando, mas também abrir inúmeras possibilidades de criações de novas habilidades que talvez os levem a novas oportunidades no mercado de trabalho.

Ainda existe muita discussão sobre questões legais acerca da criação destas redes, porém, é preciso inovarmos e pensarmos em novos modelos de negócio em conjunto com demais setores como governos e ISPs para que o que hoje está apenas em discussão vire lei e novos insentivos.