12 Setembro 2022

SBSeg | A Criptografia na Proteção a Grupos Vulneráveis

A ISOC Brasil, em parceria com a CE-Seg / SBC  (Comissão de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais, da Sociedade Brasileira de Computação), irá realizar um painel sobre criptografia durante a programação do SBSeg (Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais), promovido pela SBC, que será realizado em Santa Maria (RS), entre 12 e 15 de setembro, em formato híbrido. 

O objetivo principal do painel será sensibilizar a comunidade acadêmica de Computação para a importância da criptografia na proteção a diferentes grupos vulneráveis da sociedade, para os quais a segurança e a privacidade de suas comunicações e dados são essenciais, entre os quais podemos listar mulheres, comunidade LGBTQIA+ e jornalistas. Para atingir este objetivo, o painel trará especialistas de diferentes áreas do conhecimento que têm se dedicado ao estudo das relações entre a criptografia e a proteção de grupos vulneráveis.

O painel também abordará as ameaças à criptografia, especialmente no cenário legislativo brasileiro. Com o discurso do combate ao cibercrime e à desinformação, por exemplo, iniciativas legislativas colocam em risco a proteção oferecida pela criptografia a direitos importantes da sociedade, como a privacidade, a proteção aos dados pessoais e a liberdade de expressão.

Anote na agenda e chegue com a gente! Clique aqui para salvar e acessar a transmissão.