16 Fevereiro 2022

Segunda edição do Curso Livre: Estrutura e Funcionamento da Internet - aspectos técnicos, políticos e regulatórios

 O QUE É?  |  ACESSO  |   SOBRE O CURSO   |   FORMATO   |   OBJETIVOS   |   PÚBLICO-ALVO   |   PROGRAMA  

 

O QUE É?

Este curso é fruto de uma parceria entre a FGV DIREITO SP, por meio do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI), o Capítulo Brasileiro da Internet Society (ISOC Brasil) e o Twitter Brasil. O curso é gratuito o certificado de participação foi condicionado à presença em, pelo menos, 75% das aulas do curso e entrega do trabalho final. A carga horária foi de 40 horas.

 

ACESSO

Todas as aulas se encontram disponíveis no YouTube, podendo ser assistidas em computadores, tablets ou celulares com acesso à internet.

O webinar de encerramento conta com tradução simultânea em espanhol e inglês, e pode ser assistido pelo mesmo link acima. 

 

SOBRE O CURSO

O curso está inserido na temática “O Modo Internet de Interconectividade” e recebeu apoio da Fundação Internet Society por meio do programa de pequenos financiamentos Beyond the Net, com suporte da equipe global da Internet Society.

Os coordenadores do curso foram: Alexandre Pacheco da Silva e Ana Paula Camelo. Os encontros contaram com a participação de pesquisadores e pesquisadoras do CEPI FGV Direito SP, membros da ISOC Brasil e especialistas nos temas das aulas. As vagas foram limitadas, com capacidade máxima de 30 alunos(as). Como critérios de seleção foram considerados: diversidade setorial, de atuação e/ou formação, regional, de gênero, cor ou raça, além da motivação, a fim de proporcionar um espaço rico de trocas e aprendizado a partir de diferentes perspectivas, realidades e experiências dos participantes.

 

FORMATO

O curso foi ofertado online, em sua integralidade, com aulas gravadas, compartilhamento de materiais preparatórios e encontros online ao vivo via plataforma Zoom.

 

OBJETIVOS

São objetivos do curso: (1) aprofundar o conhecimento sobre a estruturação, os princípios norteadores e o funcionamento da Internet Aberta; (2) engajar e capacitar profissionais de múltiplas áreas para que possam incidir nos debates sobre políticas públicas para o setor no Brasil; 3) incentivar e qualificar o debate sobre temas no âmbito da governança da Internet. Para tanto, o curso foi desenvolvido para abranger diversos aspectos relacionados à infraestrutura e ao funcionamento da Internet como "a rede das redes", considerando suas dimensões técnica, regulatória e social; e contará com a participação de pesquisadores(as) e especialistas nos temas.

 

PÚBLICO-ALVO

Profissionais de diversas áreas do conhecimento e de atuação interessados na temática, especialmente aqueles que trabalham em aspectos de políticas públicas que são de interesse para organizações públicas, privadas e da sociedade civil, dentre outros.

 

PROGRAMA

Aula 01 - Internet Aberta - Princípios e Fundamentos
Aula 02 - Responsabilidade de Intermediários
Aula 03 - Transparência e Explicabilidade de Algoritmos
Aula 04 - Moderação de Conteúdos/Comportamentos
Aula 05 - Desinformação e Discurso de Ódio
Aula 06 - Usos e contra-usos de Plataformas
Aula 07 - Privacidade, Proteção de Dados Pessoais e Criptografia
Aula 08 – Soberania Digital e Internet Aberta: Debate Regulatório Nacional
Aula 09 - Fragmentação da Internet e Localização de Dados: Impasses e Externalidades
Aula 10 - Mesa Redonda: Painel Internet Aberta | Oportunidades e desafios além das fronteiras
Webinar de encerramento - Internet Aberta: Perspectivas em Debate

Todas as aulas e o Webinar de encerramento estão disponíveis em nosso canal no Youtube. Confira a bibliografia do curso aqui.

REALIZAÇÃO:

Logo Twitter – Logos PNG