30 Julho 2020

WEBINAR “INTERNET WAY OF NETWORKING”

Na semana passada a Internet Society fez o lançamento de um "Policy Development Process" (consulta pública para definição de posicionamentos da entidade) relativo aos fundamentos técnicos do que a ISOC está chamando de "Internet Way of Networking".

A ISOC está propondo um conjunto de "propriedades críticas" que definem os fundamentos mais essenciais e indispensáveis da Internet e que a diferenciam de outras possíveis redes e justificam seu sucesso. Esta consulta pública é um pedido à comunidade para avaliar esta proposta e sugerir melhorias / correções.

A ISOC Brasil convida todos seus membros e a comunidade brasileira para um webinar na próxima segunda-feira, dia 03/08, das 18:30 às 20 horas, cujo objetivo será a discussão destas "propriedades críticas" e de sua adequação na avaliação de impactos de movimentos legislativos, regulatórios e de políticas públicas sobre a Internet e sua evolução.


Link para o webinar:
https://isoc.zoom.us/j/91284624690?pwd=dTl1VStCYkZYdGoxaW1jQ25DYzBodz09
Meeting ID: 912 8462 4690
Passcode: 474453

Maiores detalhes seguem abaixo:

O webinar terá a seguinte programação:

  • Abertura e moderação – Giovanna Michelato (Pesquisadora da PUC-PR, Diretora Financeira da ISOC Brasil)
  • Introdução ao PDP e às propriedades críticas do “Internet Way of Networking” – Paula Côrte Real (consultora da Internet Society)
  • A perspectiva da ISOC Brasil – Flávio Rech Wagner (Professor da UFRGS, Presidente da ISOC Brasil)
  • Uma análise das propriedades críticas propostas – Demi Getschko (Diretor-Presidente do NIC.br, Vice-Presidente da ISOC Brasil)
  • Uma análise de debates atuais no cenário político brasileiro à luz das propriedades críticas do “Internet Way of Networking”
    • Raquel Gatto (advogada, membro fundadora da ISOC Brasil)
    • Paulo Rená da Silva Santarém (Instituto Beta: Internet e Democracia)
    • Alexandre Pacheco da Silva (CEPI / FGV Direito SP)
  • Debate com a audiência


As cinco propriedades críticas inicialmente propostas pela ISOC são:

  1. Uma Infraestrutura Acessível com um Protocolo Comum
  2. Uma Arquitetura Aberta de Blocos Estruturais Interoperáveis e Reutilizáveis
  3. Gerenciamento Descentralizado e um Sistema de Roteamento Distribuído Comum
  4. Identificadores Globais Comuns
  5. Uma Rede de Propósito Geral

Uma vez validadas tais "propriedades críticas" com a comunidade, a ISOC terá uma base sólida para avaliar possíveis impactos negativos de propostas de inovações na infraestrutura da Internet (como o "novo IP" que está sendo proposto por empresas de telecomunicações) ou de regulações e legislações (como o Projeto de Lei de Fake News, aqui no Brasil). Sendo tais "propriedades críticas" indispensáveis, uma proposta que pudesse causar prejuízos a qualquer uma destas propriedades estaria prejudicando gravemente a Internet como um todo.

A ISOC também irá desenvolver "casos de uso" que discutem questões técnicas, legislativas ou regulatórias e as avaliam à luz das "propriedades críticas". Um conjunto inicial de três "casos de uso" foi lançado como parte deste PDP, tratando destes temas: localização de dados; interconexão e roteamento na Rússia e China; responsabilidade de intermediários.

Assim, este ‘toolkit’ (‘whitepaper’ com as propriedades críticas, mais os casos de uso atuais e futuros) servirá para os esforços de "advocacy" da ISOC ao redor do mundo, na defesa dos princípios técnicos da Internet.

Capítulos nacionais, como a ISOC Brasil, poderão utilizar esse ‘toolkit’ nos seus esforços locais, por exemplo desenvolvendo estudos de casos específicos a respeito de políticas públicas e movimentos legislativos e regulatórios em discussão no país.

Os documentos disponibilizados na consulta pública estão aqui:

  • Preâmbulo e introdução geral
  • ‘White Paper’ sobre as propriedades críticas do “Internet Way of Networking”
  • 3 casos de uso que ilustram como as várias tendências e políticas podem ser avaliadas à luz das propriedades críticas

O que a ISOC espera deste PDP, como contribuições da comunidade?

  • Estas propriedades fazem sentido? Alguma coisa está faltando em sua descrição? Todas as propriedades críticas foram incluídas?
  • Esta é uma narrativa útil para você e sua comunidade? O ‘toolkit’ faz sentido em seu contexto local / regional?
  • Os casos de uso são claros? Alguma coisa está faltando na análise? Os casos de uso conseguem avaliar o impacto sobre as propriedades?
  • Você tem sugestões de aperfeiçoamentos, ou ideias de como esse ‘toolkit’ pode ser usado pelos membros da Internet Society e aliados?

O PDP está aberto até 10/08. A ISOC Brasil espera enviar uma contribuição própria para esta consulta pública. Com o webinar, a ISOC Brasil também espera motivar seus membros e a comunidade nacional a enviar outras contribuições, em seus próprios nomes ou em nome de suas respectivas entidades.