17 Junho 2020

Transcrição Audio Criptografia Defesa Comunidades

[slide 01]

 

Olá, sou Alexsandro Cardoso Carvalho, membro do capítulo brasileiro da Internet Society.

 

Nesta seção abordarei algumas questões para defesa da criptografia em comunidades  e grupos específicos.

 

Na Internet Society, desenvolvemos informações sobre os componentes técnicos da criptografia dos quais você provavelmente já ouviu falar antes, mas também fornecemos informações sobre como a criptografia afeta comunidades e grupos específicos. Usamos essas abordagens para criar informações e conteúdos, como fichas técnicas e postagens em blogs, que podemos usar para informar os formuladores de políticas e outros parceiros da sociedade civil e do público em geral.

 

[slide 02]

O primeira grupo sobre a qual vou falar é a comunidade lgbtq+.

Essa mensagem foi elaborada juntamente com nossos parceiros da organização estadunidense LGBT TECH e nós também temos uma ficha técnica que você pode encontrar em nosso site. Aqui apresento algumas questões relevantes.

 

A primeira é que a criptografia permite privacidade para quem quer se conectar online ou se declarar publicamente LGBTQ+.

As pessoas nesta comunidade podem querer se conectar com outras pessoas e encontrar apoio à medida que o processo avança, para se declarar publicamente com segurança. Sem criptografia, essas comunicações pessoais e altamente privadas podem estar em risco.

A criptografia também protege o acesso à assistência médica para as pessoas membros dessa comunidade. A telemedicina já é um recurso importante que a criptografia protege e muitos nesta comunidade têm problemas de saúde específicos. Por exemplo, pessoas trans podem procurar ajuda médica durante a sua transição e procuram médicos para avaliar opções que as ajudem, e isso é obviamente uma comunicação extremamente pessoal e privada entre médico e paciente, que a criptografia protege.

 

Por último e não menos importante é a proteção contra a discriminação. Por exemplo, nos Estados Unidos, 28 dos 50 Estados não protegem contra a discriminação pela  orientação sexual e identidade de gênero. Em outros países do mundo, identificar-se como membro da comunidade LGBTQ + pode ser punido com a morte. Há consequências muito reais para essa comunidade - quando elas não utilizam criptografia. Portanto, a criptografia garante que, quando os membros desta comunidade tenham comunicações pessoais on-line, eles não corram o risco de perder empregos, casas, liberdades ou até mesmo suas vidas.

 

A segunda comunidade sobre a qual vou falar é sobre jornalistas. Trabalhamos com o comitê que protege os jornalistas para criar esta mensagem e criamos uma ficha técnica que você pode encontrar em nosso site.

 

A primeira razão pela qual a criptografia é tão importante para os jornalistas é porque ela permite que eles se conectem com segurança às suas fontes. Se um jornalista está trabalhando em um assunto delicado, pode estar colocando em risco o trabalho deles e até a vida de suas fontes.

É aqui que a criptografia e as comunicações seguras são muito importantes. A criptografia permite que os jornalistas contem essas histórias confidenciais com segurança e também permite que as fontes se conectem com os jornalistas e compartilhem suas histórias sem medo de retaliação.

A segunda razão pela qual a criptografia é tão importante para o jornalismo é porque ela ajuda a proteger a integridade das informações que lemos online. Quando a mídia publica um artigo, a criptografia protege a web e também os veículos de mídia. Quando vamos à web ou à mídia, não duvidamos que as informações que vemos tenham sido alteradas ou comprometidas entre editores e leitores. Estamos lendo o que o veículo de mídia pretendia que lêssemos graças à criptografia.

A criptografia também permite que os jornalistas cobrem e responsabilizem os governos e instituições. Uma imprensa livre serve para responsabilizar as instituições que dirigem e afetam sociedade e governos, empresas ou grandes organizações.

Se não tivermos criptografia, essas instituições poderão acessar investigações, conversas e fontes de jornalistas e alterar essas informações. Valorizamos o jornalismo por causa das informações que eles podem descobrir sobre essas instituições e a falta de criptografia pode comprometer esse valor.

Finalmente, sem criptografia, os jornalistas podem ser impedidos de publicar conteúdo arriscado. Os jornalistas costumam ser alvo de assédio online ou na vida real, como ameaças ou roubo, que é quando alguém pode encontrar informações pessoais em nível individual e fazer com que sejam publicadas online. Os jornalistas confiam na criptografia para proteger suas informações pessoais, para que possam realizar seu trabalho com segurança, sem medo de reação e assédio. Para obter mais informações sobre como a criptografia afeta os jornalistas, visite internetsociety.org e veja nossa publicação no Blog e nossa ficha técnica sobre esse tópico.

 

 

O último tópico que vou abordar hoje é sobre filhos. As crianças são muito vulneráveis ​​e estão cada vez mais on-line, por isso precisamos de criptografia para protegê-las. Um grande problema que vimos nos noticiários é a necessidade de proteger Babás eletrônicas e monitores inteligentes (para bebês e crianças). Os pais relataram que pessoas de fora conseguiram acessar estes monitores e se comunicar com crianças, o que obviamente representa uma grande ameaça à segurança delas, especialmente quando estão em seu próprio quarto ou na creche.

Com criptografia forte, podemos impedir que bandidos acessem essas câmeras, garantindo que a vigilância fique apenas acessível aos pais.

 

Também estamos vendo um aumento no atividade escolar online. Como muitas escolas cancelaram as aulas presenciais, devido ao covid-19, as crianças dependem cada vez mais da Internet para se comunicar com seus professores e concluir um atividade escolar. A criptografia pode ajudar a garantir que os alunos tenham comunicações seguras com seus professores e que estejam protegidos das pessoas más enquanto estudam on-line durante a pandemia e até no futuro.

A criptografia também protege os cuidados de saúde das crianças. Como mencionado anteriormente, a telemedicina é um recurso que envolve dados altamente pessoais e a criptografia é usada para manter essas informações em sigilo. Os pais estão naturalmente preocupados com as informações médicas de seus filhos, especialmente porque o covid-19 leva os médicos a consultarem on-line. Com os prontuários cada vez mais on-line e com um aumento no número de prestadores de serviços de saúde fazendo consultas por meio de videochamadas, a criptografia é essencial para garantir aos pais que ninguém pode roubar e comprometer as informações médicas de seus filhos.

Por fim, a criptografia ajuda a proteger as comunicações on-line das crianças, já que as crianças passam mais tempo fora da escola, utilizando os serviços de comunicação e videochamada para se comunicar com seus amigos.

As crianças são uma população em risco, especialmente online, e a criptografia garante que uma chamada de vídeo ou bate-papo entre amigos seja mantida apenas entre eles. - Entre os Amigos -

[slide final]

Na Internet Society, estamos continuamente desenvolvendo abordagens mais específicas para diferentes comunidades e também trabalhando para encontrar novos parceiros que queiram trabalhar conosco.. Se você estiver interessado, não hesite em nos contactar. Esperamos que essas abordagens ajudem você a ver um problema altamente técnico, como a criptografia, como algo mais pessoal e humano.

 

Obrigado.



< Home