25 Março 2021

Curso Livre: Estrutura e Funcionamento da Internet - aspectos técnicos, políticos e regulatórios

 O QUE É?  |  ACESSO  |   SOBRE O CURSO   |   FORMATO   |   OBJETIVOS   |   PÚBLICO-ALVO   |   PROGRAMA  

O QUE É?

Acesse as entrevistas que fizeram parte do curso livre e gratuito "Estrutura e Funcionamento da Internet: aspectos técnicos, políticos e regulatórios", fruto de uma parceria entre o Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI FGV Direito SP) e o Capítulo Brasileiro da Internet Society (ISOC Brasil). O curso foi realizado de maneira síncrona entre outubro e novembro de 2020, que consistiu dessas entrevistas pré-gravadas e aulas ao vivo.

 

ACESSO

As entrevistas foram elaboradas como conteúdo do curso e se encontram disponíveis no YouTube, podendo ser assistidas em computadores, tablets ou celulares com acesso à internet.

Todos os vídeos contam com legendas em espanhol com o objetivo de promover o acesso ao material por toda a comunidade latinoamericana, basta ativar o ícone no canto direito inferior do player do YouTube.

 

SOBRE O CURSO

O curso está inserido na temática “O Modo Internet de Interconectividade” e recebeu apoio da Fundação Internet Society por meio do programa de pequenos financiamentos Beyond the Net, com suporte da equipe global da Internet Society, bem como de voluntários da comissão de traduções do Youth Observatory.

 

FORMATO

Contando com 8 encontros com especialistas, o curso foi desenvolvido para abranger diversos aspectos relacionados à infraestrutura e ao funcionamento da Internet como "a rede das redes", considerando suas dimensões técnica, regulatória e social. Ele começa com um exercício introdutório de mapeamento e discussão dos principais aspectos técnicos e políticos da Internet, visando desenvolver um plano de fundo comum sobre seu ecossistema, sua dinâmica, seus elementos e suas controvérsias.

 

OBJETIVOS

  • Aprofundar o conhecimento sobre a estruturação, os princípios norteadores e o funcionamento da internet
  • Engajar e capacitar profissionais de múltiplas áreas para que possam incidir nos debates sobre políticas públicas para o setor nos seus países.

No final do curso, esperamos que as pessoas fossem capazes de:

  • Compreender como a Internet está estruturada e funciona como a rede das redes;
  • Avaliar iniciativas regulatórias e legislativas que podem apresentar risco ou proporcionar condições para sua operação como uma rede aberta e descentralizada;
  • Desenvolver uma perspectiva crítica sobre o funcionamento e o ecossistema de governança da Internet, abarcando dimensões técnicas e não técnicas.

 

PÚBLICO-ALVO

Participaram do curso profissionais de diversas áreas do conhecimento e de atuação interessados na temática, especialmente aqueles que trabalham em aspectos de políticas públicas que são de interesse para organizações públicas, privadas e da sociedade civil, dentre outros.

 

PROGRAMA

Aula 01 - Princípios fundamentais da Estrutura da Internet
Aula 02 - Intermediários: quem são, o que fazem e seus regimes de responsabilidade
Aula 03 - As várias dimensões do princípio da neutralidade da rede
Aula 04 - Combate à desinformação, ao discurso de ódio e desafios legislativos
Aula 05 - O papel da criptografia nas diversas dimensões do ecossistema da Internet
Aula 06 - Data Localization: entre o nacional e o global
Aula 07 - Splinternet e fragmentação da rede
Webinar de encerramento - Responsabilidade de intermediários: passado, presente e futuro

Acesse os vídeos das entrevistas e confira a bibliografia do curso.

COMISSÃO DE TRADUÇÃO

Tradução: Capim Filmes

Revisão Técnica: Youth Observatory (Alexandra Cabrera Sanchez; Benjamín Chong Castillo; Carlos Guerrero; Juan Pajaro Velasquez; Karin Lizzet Díaz Valdez; Laura Victoria Ramos Guerra; Lizbeth Rivas) e CEPI (Ana Carolina R. D. Silveira).

REALIZAÇÃO:

Mais atividades

< Home