08 Setembro 2020

ISOC Brasil envia contribuição para PDP da Internet Society sobre "Internet way of Networking"

Como resultado do webinar realizado no dia 03 de agosto, a ISOC Brasil submeteu contribuição à consulta pública (PDP - “Policy Development Process”) da Internet Society, relativa à proposta de um conjunto de propriedades críticas do “Internet Way of Networking”. Estas propriedades constituem os fundamentos mais essenciais e indispensáveis da Internet, a diferenciam de outras possíveis redes e justificam seu sucesso.

Uma vez validadas tais propriedades críticas com a comunidade, a Internet Society terá uma base sólida para avaliar possíveis impactos negativos de propostas de inovações na infraestrutura da Internet (como o "novo IP" que está sendo proposto por empresas de telecomunicações) ou de regulações e legislações (como o Projeto de Lei de Fake News, aqui no Brasil). A consulta pública, encerrada no último dia 10, foi um pedido à comunidade para avaliar esta proposta e sugerir melhorias/correções. Os documentos a ela relacionados podem ser acessados aqui.

A contribuição da ISOC Brasil ao PDP foi um esforço feito a muitas mãos, reunindo as principais ideias discutidas durante o webinar e encaminhadas por diversos membros do capítulo. Ela propõe mudanças nas “propriedades críticas” sugeridas pela Internet Society e discute a terminologia adotada, os recursos disponibilizados como parte da definição do “Internet Way of Networking” e os procedimentos adotados no PDP.