10 Dezembro 2022

Novos membros organizacionais | CEPI/FGV

O Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP resulta de uma experiência de mais de 10 anos em ensino e pesquisa na FGV Direito SP. As atividades do centro visam promover: (i) a expansão da inserção de debates sobre o Direito e novas tecnologias nos currículos de cursos jurídicos de graduação e pós-graduação; (ii) a qualificação de debates públicos, decisões judiciais e leis e regulamentos sobre questões relacionadas à agenda do Direito e das novas tecnologias; (iii) a consolidação de um espaço de pesquisa empírica e conhecimento aplicado com elevado impacto social sobre Direito e tecnologia a partir de projetos e temas atuais, inovadores e que dialogam com diferentes setores da sociedade. Para tanto, o CEPI se dedica à produção e disponibilização de conhecimento e conteúdo a respeito das interações entre Direito, novas tecnologias e o ensino jurídico em diferentes formatos a fim de contribuir com o debate público.

Em 2020, a ISOC Brasil e o CEPI lançaram um curso gratuito sobre Estrutura e Funcionamento da Internet. O curso foi estruturado para abranger diversos aspectos relacionados à Internet, contemplando sua infraestrutura e seu funcionamento, considerando fatores técnicos, regulatórios e sociais. As aulas foram ministradas por especialistas convidados, em formato totalmente on-line, conjugando aulas gravadas, compartilhamento de leitura preparatória e encontros online ao vivo. 

Esse curso está inserido na temática “O Modo Internet de Interconectividade” e recebeu apoio da ISOC Foundation por meio do programa de pequenos financiamentos Beyond the Net, com suporte da equipe global da Internet Society. E atenção: todas as aulas se encontram disponíveis no YouTube, podendo ser assistidas em computadores, tablets ou celulares com acesso à internet. Acesse aqui!

Também em 2020, a Internet Society Brasil, em parceria com o CEPI, realizou o webinar “Responsabilidade de Intermediários: passado, presente e futuro”. O evento marcou o encerramento do curso livre “Estrutura e Funcionamento da Internet: Aspectos Técnicos, Políticos e Regulatórios", que teve início em outubro do mesmo ano. 

Já em 2021, o Capítulo Brasileiro da Internet Society, em parceria com o CEPI e com apoio do Twitter Brasil, realizou a segunda edição do Curso Livre Estrutura e Funcionamento da Internet: Aspectos Técnicos, Políticos e Regulatórios, com foco no conceito de Internet Aberta, abrangendo novos temas e contando com a participação de novos especialistas.

Em 2022, foi iniciado um novo projeto em parceria entre o CEPI e a ISOC Brasil, no tema de Soberania Digital, que se estenderá até 2024, com apoio financeiro da ISOC Foundation.

 

-- Para conhecer um pouco mais sobre o CEPI/FGV acesse suas redes: https://twitter.com/fgvcepi ou https://www.instagram.com/fgvcepi/