17 Outubro 2022

Novos membros organizacionais | Instituto Bem Estar Brasil

A chegada do Instituto Bem Estar Brasil como novo membro organizacional da ISOC Brasil é um grande passo para fortalecer ainda mais a parceria que já existia entre as duas entidades. O IBEBrasil tem uma enorme experiência no tema das redes comunitárias com uma missão focada na universalização do acesso à internet como direito humano. Por outro lado, o apoio a redes comunitárias é um tema prioritário da Internet Society há muitos anos. Uma rede comunitária é uma solução de acesso à Internet construída e administrada por uma comunidade, e não por meio de um provedor comercial de acesso à Internet, representando um importante mecanismo de redução da exclusão digital.

Para o IBEBrasil, a interconexão dos entes públicos e as entidades sem fins lucrativos às redes de alta capacidade “permitiria que a internet chegasse a milhares de comunidades do país onde os provedores comerciais não conseguem atuar por falta de viabilidade financeira ou onde a população de baixo poder aquisitivo não pode pagar por um pacote comercial”.

Mas afinal, o que são as Redes comunitárias?

As Redes Comunitárias são formas de inclusão digital de comunidades, buscando levar o acesso à informação e/ou a tecnologia para dentro dessas comunidades de forma autogestionária. Um fator importante a ser levado em consideração é que, normalmente, ao se pensar em Redes Comunitárias, pensamos em acesso à Internet, o que nem sempre é uma verdade absoluta. Uma Rede Comunitária precisa ser adaptada à realidade de cada comunidade, que algumas vezes é o compartilhamento de informações internas e a criação de meios de comunicação dentro da própria comunidade, nem sempre dependendo exclusivamente do acesso à internet propriamente dito. 

Entretanto, na construção desse caminho por um acesso mais democrático à Internet, as redes comunitárias precisam atender às regulações estabelecidas pela Anatel para sua legalização, o que pode se revelar um grande obstáculo. Para isso, é feito um grande esforço junto à Anatel para que sejam aprovadas regulamentações favoráveis e a ampliação das políticas públicas de inclusão digital, desta forma destravando barreiras que ainda dificultam a implantação dessas redes comunitárias no Brasil. Para entender melhor sobre o assunto acesse este link.

O trabalho conjunto entre a ISOC Brasil e o IBEBrasil

As seguintes atividades já realizadas em conjunto entre as duas entidades devem ser destacadas:

  • O IBEBrasil, com apoio da ISOCBrasil, viabilizou na zona rural de Campos (RJ) o projeto da primeira rede comunitária de acesso à Internet em fibra óptica do país. A primeira solução encontrada para conectar a população local com o mundo foi o sinal via rádio, que chega através de antenas instaladas em morros e residências, porém, com o apoio da ISOC Brasil foi possível implementar o uso compartilhado de acesso por fibra óptica na comunidade. Esse projeto é financiado pela ISOC (Internet Society). Veja mais detalhes neste link;
  • O IBEBrasil, com apoio da ISOC Brasil, realizou em 2020 e 2021 cursos de capacitação para a implantação e operação de redes comunitárias, proporcionando competência técnica e de gestão financeira e administrativa para as próprias comunidades.

Para conhecer mais sobre o Instituto Bem Estar Brasil, acesse o seu site: https://ibebrasil.org.br/