06 Outubro 2017

Sobre a ISOC Brasil

Sobre a Internet Society (ISOC)

A ISOC (Internet Society) é uma associação sem fins lucrativos, criada em 1992, com atuação internacional, que tem por objetivo promover liderança no desenvolvimento dos padrões Internet, bem como fomentar iniciativas educacionais e políticas públicas ligadas à rede mundial entre computadores.

Para tanto, propicia a interação com governos, empresas e entidades em geral para adoção de políticas em relação à Internet que estejam de acordo com seus princípios: uma rede aberta e universalmente acessível, dando apoio à inovação, à criatividade e às oportunidades comerciais.

A ISOC, por exemplo, oferece amparo financeiro e administrativo para o IETF, responsável pelas diretrizes de funcionamento e padrões da Internet. Destacam-se dentre as principais linhas de atuação:

  • facilitar o desenvolvimento aberto de padrões, protocolos, gestão e infra-estrutura técnica da Internet;
  • suportar/apoiar a educação nos países em desenvolvimento especialmente e onde existir demanda;
  • promover desenvolvimento profissional e construir comunidades para ampliar a participação e a liderança em áreas importantes para o desenvolvimento da Internet;
  • prover informação confiável sobre a Internet;
  • prever fóruns de discussão em assuntos que afetam a evolução, desenvolvimento e os usos técnicos, comercial, empresarial etc da Internet;
  • fomentar a cooperação internacional e o intercâmbio entre comunidades e culturas, promovendo a autodeterminação;
  • centralizar/facilitar os esforços de cooperação em prol da Internet como uma ferramenta benéfica de todos;
  • prover gestão e coordenação para iniciativas estratégicas e esforços de disseminação humanitária, educacional da sociedade, dentre outros contextos;

A instituição possui mais de 100 escritórios locais (chapters), e mais de 100 mil membros individuais e organizacionais espalhados pelo mundo.

ISOC Brasil

A ISOC Brasil é o capítulo brasileiro da Internet Society, contando com mais de 960 membros ativos, espalhados por todo o país. Os membros da ISOC Brasil provêm de diversas comunidades: comunidade técnica envolvida no desenvolvimento tecnológico da Internet e na sua operação; comunidade empresarial envolvida na infraestrutura e na operação da Internet (como provedores de acesso) e no desenvolvimento de conteúdos (como empresas de mídia e de aplicações); comunidades acadêmicas de diferentes áreas que desenvolvem pesquisas sobre o desenvolvimento e uso da Internet e seus impactos sociais e econômicos (como Direito, Ciências Sociais, Comunicação Social, Ciências Políticas, Sociologia e Computação).

A ISOC Brasil é o veículo que traz para a sociedade brasileira a promoção e a discussão dos princípios defendidos pela Internet Society, assim como de suas grandes ações e seus posicionamentos políticos. Ela é também o veículo privilegiado para que a sociedade brasileira possa influir sobre as diversas linhas de atuação da Internet Society.

Além de membros individuais, a ISOC Brasil está aberta a “membros organizacionais”, que podem ser empresas, associações, instituições de pesquisa, dentre outras. Conforme detalhado em seu portal, existem diferentes categorias de membros organizacionais, com diferentes valores de contribuição anual e benefícios. Através deste mecanismo, atores sociais relevantes podem te ruma participação institucional organizada, contribuindo para a construção das ações e posicionamentos tanto da ISOC Brasil como da Internet Society em nível internacional.

Participe da ISOC Brasil!

Apoio

O NIC.br apoia financeira e operacionalmente as atividades do ISOC Brasil e hospeda o sítio Web.

O Projeto Tiwa, do Instituto NUPEF hospeda as listas de emails e o servidor de email da isoc.org.br.

Diretoria Executiva

Presidente
Flavio Rech Wagner
Mandato: 3 anos, a partir de 5 de fevereiro de 2021 até 5 de fevereiro de 2027 (até o segundo mandato)

Vice-Presidente
Raquel Fortes Gatto 
MMandato: 3 anos, a partir de 09 de fevereiro de 2022 até 09 de fevereiro de 2025

Diretora Financeira
Giovanna Michelato Almada
Mandato: 3 anos, a partir de 05 de fevereiro de 2020 até 05 de fevereiro de 2026 (até o segundo mandato)

Diretora Administrativa
André Lucas Fernandes
Mandato: 3 anos, a partir de 05 de fevereiro de 2023 até 05 de fevereiro de 2026

Diretor de Eventos e Comunicação
Thobias Prado Moura
Mandato: 3 anos, a partir de 05 de fevereiro de 2024 até 05 de fevereiro de 2027

Diretor de Projetos
Pedro de Perdigão Lana
Mandato: 3 anos, a partir de 09 de fevereiro de 2022 até 09 de fevereiro de 2025


Conselho Fiscal
Flavio Kenji Kanai
Pollyanna Rigon Valente
João Araújo Monteiro Neto
Mandato: 2 anos, a partir de de 05 de fevereiro de 2023 até 05 de fevereiro de 2025

 


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