20 Fevereiro 2024

GT sobre Soberania Digital

1. Apresentação

O Grupo de Trabalho sobre Soberania Digital foi construído a partir de uma parceria entre CEPI-FGV e ISOC Brasil no âmbito do Projeto Soberania digital: para que e para quem? Análise conceitual e política do conceito a partir do contexto brasileiro e visa promover análises críticas de perspectivas acadêmicas e políticas públicas sobre o tema, focalizando o contexto brasileiro. Buscamos compreender os imaginários de soberania, considerando implicações legais, sociais, econômicas, de infraestrutura e políticas em níveis local, regional e global. Pretende-se qualificar o debate acadêmico e político sobre soberania digital, mobilizados por diferentes setores e stakeholders, contribuindo, desta forma, para uma compreensão mais aprofundada das implicações no contexto brasileiro e latino-americano.

Além disso, o GT se esforçará para identificar e promover uma compreensão comum dos desafios e princípios fundamentais relacionados à soberania digital, contribuindo para um diálogo global coeso sobre o tema e garantindo que suas atividades sejam orientadas para o benefício coletivo e a preservação dos valores fundamentais da Internet.

 

2. Atividades com Metas Concretas e Permanentes para o GT: 

  • Participação em Consultas Públicas: Desenvolvimento e elaboração de posicionamentos institucionais sobre soberania digital, a serem submetidos à aprovação da Diretoria do capítulo da Internet Society Brasil. 
  • Realização de Atividades Técnicas: Organização de webinars, lives, debates e outras atividades técnicas para promover o debate e a conscientização sobre soberania digital
  • Cooperação com o Time de Policy para a Região LAC da Internet Society: Estabelecimento de parcerias e colaborações com o time de política da Internet Society para a região da América Latina e Caribe, visando ampliar o impacto e a relevância das atividades do GT. 
  • Cooperação com Outros Capítulos: Estabelecimento de colaborações com outros capítulos da Internet Society para troca de experiências, conhecimentos e melhores práticas relacionadas à soberania digital.
 
Essas metas e atividades buscam cumprir a missão do Grupo de Trabalho de promover uma discussão informada e construtiva sobre o tema, contribuindo para um entendimento mais amplo e uma abordagem mais consciente das questões relacionadas a esse tema crucial nos contextos brasileiro e latino-americano.

 
Manifestações, documentos e notícias da ISOC Brasil relacionados ao tema
 
 
Governança   
O GT deve fomentar a transparência e a oportunidade de participação para todos os interessados, especialmente membros da ISOC Brasil, estabelecendo canais de divulgação e participação apropriados.  Seus trabalhos são exercidos de forma voluntária pelos líderes do GT e pelos demais participantes.  Embora o GT e seus líderes possam se manifestar em nome do capítulo em assuntos dentro do escopo do GT, sempre em sintonia com os posicionamentos da Diretoria da ISOC Brasil, posicionamentos formais do exigem sempre validação por parte da Diretoria.  
 
 
Composição atual do GT
Coordenadores 
Raquel Fortes Gatto
Pedro Perdigão Lana 
Flávio Rech Wagner
 
Integrantes 
Thobias Prado Moura
André Fernandes
Christian Perrone
Ana Camelo
Laurianne-Marie Schippers
Paloma Rocillo
Mark Datysgeld
Bruna Toso de Alcântara
Dina Santana
Nathan Paschoalini
Alexandre Costa Barbosa
 
 

Participação

O GT se reúne periodicamente, uma vez ao mês, por meio de uma plataforma virtual de videoconferência, e mantém comunicações por uma lista de emails e por um grupo de mensagens instantâneas no Whatsapp.

Membros da ISOC Brasil interessados em participar do GT devem se inscrever através deste formulário próprio para inscrição.

Caso tenha alguma dúvida, pode ainda entrar em contato conosco através do e-mail: comunicacao@isoc.org.br

Mais atividades

< Home